sábado, 31 de janeiro de 2009

O negócio de Sócrates

Todos os dias se fala neste tão badalado assunto: o recebimento de luvas por Sócrates no licenciamento da construção do Freeport Outlet de Alcochete. O estranho é o assunto vir à baila somente em anos de eleições (foi em 2005 e agora em 2009), o que é no mínimo suspeito. Soa a campanha política contra a pessoa do nosso Primeiro-Ministro. Certo é que tomou muitas medidas controversas, mas também tomou muitas medidas impopulares que nem todos teriam a coragem de fazer. Soa a falta de argumentos por parte da oposição, que recorre a esquemas para atingir e descredibilizar que está no poder. E digo isto porque, ao ver certos debates da assembleia nada mais vejo a não ser críticas e mau dizer às políticas do governo, sem se apresentar algo em concreto para reforçar a teoria de que o que está a ser feito pelo governo está a ser mal feito. É o criticar por criticar, atingir para deitar abaixo, sujar para descredibilizar. Começou-se por dizer que havia um ministro de Guterres envolido num caso de corrupção no processo Freeport. Depois foi avançado que o tal ministro era o ministro do ambiente (juntando 1+1, o ministro do ambiente do governo Guterres era José Sócrates, que por acaso é o actual Primeiro-Ministro português). Em seguida, surgiram os nomes dos elos de ligação: Júlio Monteiro, tio de José Sócrates, mencionado por ter proporcionado um encontro entre o sobrinho e Smith. Logo de seguida, este último vem afirmar que nunca esteve reunido com Sócrates nem o conhece pessoalmente.
Acho de muito mau gosto a veemência com que se fala do envolvimento de Sócrates, quando ele não é acusado de coisa nenhuma a não ser na comunicação social. A meu ver, a comunicação social anda a prestar um péssimo serviço público e de informação, preocupando-se com as futilidades em vez do que é necessariamante importante e interessante. Com tudo isto, andam a fazer o Primeiro-Ministro perder tempo com declarações ao país (para se poder defender) em vez de se poder preocupar a 100% com os verdadeiros problemas do país.

Tenho dito!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

António Manuel e os filhos

Aqui há uns tempos coloquei uma charada a quem niguém respondeu (devia ser muito difícil :P) e então decidi colocar aqui a solução.

A questão era a seguinte:
António Manuel, grande empresário de hotelaria no Algarve onde vive, casou-se apenas com 22 anos quando ainda era recepcionista de um hotel do pai. Desse casamento com Daniela nasceu Rudolfo, o seu primeiro filho. António Manuel tinha 25 anos quanto foi pai pela primeira vez. Mais tarde, divorciou-se de Daniela porque se tinha apaixonado por Cláudia, com que está actualmente casado e de que já tem uma filhota, a Catarina.
Certa vez, quanto António Manuel pretendia contratar um gestor para um dos hotéis da sua cadeia, colocou a seguinte questão aos candidatos:
Eu tenho dois filhos. Hoje a minha idade é o dobro da soma das idades dos meus filhos. Daqui a dez anos, a soma das idades de meus filhos será igual à minha idade actual. Se eu lhe disser que fui pai pela primeira vez aos vinte e cinco anos, sabe-me dizer que idade tenho?



Solução:

Considerem-se as seguintes simbologias:

X – idade actual de António Manuel

Y – idade actual de Rudolfo

Z – idade actual de Catarina

Se António Manuel diz que hoje a sua idade é o dobro da soma das idades de seus filhos então, simbolicamente, está a dizer que X=2*(Y+Z).

Quando ele afirma que daqui a dez anos a sua idade será apenas igual à soma das idades dos filhos, está a dizer que X=(Y+10)+(Z+10).

Se António Manuel foi pai pela primeira vez aos 25 anos e se agora tem X anos, então a idade do seu filho Rudolfo (o mais velho) traduz-se por Y=X-25.

Temos então três expressões matemáticas que representam as três frases essenciais desta história:

X=2*(Y+Z)

X=Y+Z+20

Y=X-25

Se substituirmos Y nas expressões 1 e 2 obtém-se

X=2*[(X-25)+Z]

X=(X-25)+Z+20

Trabalhando a primeira expressão,

X=2X-50+2Z

50-2Z=2X-X

X=50-2Z

Que pode ser substituída na segunda expressão,

X=X+Z-5

50-2Z=50-2Z+Z-5

0=Z-5

Z=5

Sendo Z a idade actual da Catarina, esta tem 5 anos.

X=50-2Z=50-2*5=50-10=40

António Manuel tem 40 anos.

Y=X-25=40-25=15

Rudolfo tem 15 anos.


sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Heath Ledger (1979-2008)

Heathcliff Andrew Ledger nasceu na cidade de Perth, capital da Austrália Ocidental, Austrália, a 4 de Abril de 1979. Desde novo revelou aptidões para a representação, interpretando com gosto e emoção o papel de Peter Pan numa peça da escola, papel este que, segundo os pais, interpretou lindamente.
Aos dezasseis anos decidiu ir com um amigo para Sydney, a fim de consolidar a sua formação como actor. Aos vinte anos, quando a sua carreira começou a ser lançada em Hollywood, rapidamente foi apelidado de "menino bonito" e as pessoas viam-no como um actor bem aparente mas de pouca profundidade. Heath, ciente do seu talento fez de tudo para mudar essa perspectiva que as pessoas tinham sobre si.
Em 1999, co-protagonizou o filme 10 things I hate about you, uma comédia adolescente, no ano seguinte fez de filho do personagem de Mel Gibson em O Patriota e em 2001 foi Sir William Thatcher em A Knight's Tale. Mas foi em Brokeback Mountain que Heath teve o seu grande destaque, ao interpretar Ennis del Mar, um cowboy gay que se apaixona pelo companheiro de trabalho, também ele gay. Por este papel mereceu uma nomeação ao Oscar de Melhor Actor. Na sequela de Batman, The Dark Knight, a sua interpretação arrepiante do arqui-inimigo do homem-morcego, Joker, valeu-lhe nova nomeação ao Oscar de Melhor Actor Secundário.
Aos 28 anos, a 23 de Janeiro de 2008, foi encontrado inconsciente no seu apartamento de Nova Iorque e foi dado como morto após reanimação sem sucesso. A autópsia revelou uma overdose acidental de medicamentos. O seu corpo foi levado para a Austrália, onde foi cremado numa cerimónia particular e as suas cinzas foram espalhadas pela sua família e amigos nas sua praia favorita.

Fontes: IMDB Wikipédia Filmreference


Na minha opinião, Heath Ledger revelou ser um grande actor e, se nãotivesse morrido, a sua carreira poderia ser grandiosa, facto este que poderá ser comprovado da cerimónia de entrega dos Oscares, caso seja ele o Melhor Actor Secundário.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Tomada de posse de Barack Obama


Hoje, 20 de Janeiro de 2009, Barack Hussein Obama foi empossado como o 44º Presidente dos Estados Unidos da América. O primeiro presidente afro-americano eleito prometeu mudar a América, com a máxima "YES, WE CAN" ao longo de toda a sua campanha de quase 2 anos, que foi mais intensiva durante os seis meses antecedentes à mítica eleição a 5 de Novembro de 2008.
Filho de mãe americana e pai queniano, viveu a adolescência com os avós maternos em Honolulu, Hawaii. Tirou um primeiro curso em Ciência Política na Universidade de Columbia em1983 e em 1991 obteve o título de Doutor em Direito por Harvard. Leccionou direito durante doze anos na universidade de Chicago. Em 1996 foi eleito Senador pelo estado do Illinois, que representa o início da sua carreira política, que se vislumbra grandiosa, nem que seja apenas pelo facto de ser 'O Presidente dos Estados Unidos da América'! Esperemos que ele mude a América e o Mundo (porque a sua marca ele já deixou)!

Para os interessados, aqui fica o (início do) discurso da tomada de posse:


E para os interessados na bibliografia deste grande homem, a banda desenhada (em inglês) de Obama: Barack Obama em BD

Ausência...

A ausência prolongada da blogosfera deve-seao facto de ainda ser estudante universitário e estar em época de exames, que é um tanto ou quanto trabalhosa. Mas prometo voltar em breve, quando estiver ultrapassada toda esta azáfama estudantil.

Até breve!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Sabia Que?

Existe uma justificação física para as luzes de paragem serem vermelhas?
Muitos justificam que a luz de paragem dos semárofos, como as de travagem dos carros ou dos aviões seja vermelha pela universalização da cor com esse significado. No entanto, existe uma explicação para ser esta e não outra cor a utiluzada quando se pretende que o condutor pare. Cada uma das cores do espectro visível resulta da dispersão da luz branca. Dessa dispersão resultam ondas com diferentes comprimentos, sendo a cor vermelha aquela que possui um comprimento de onda maior. Assim, esta é a mais visível a uma maior distância, o que permite ao condutor uma percepção da indicação de paragem mais cedo, podendo assim antecipar os procedimentos a tomar antes de atingir o local de paragem.