sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Heath Ledger (1979-2008)

Heathcliff Andrew Ledger nasceu na cidade de Perth, capital da Austrália Ocidental, Austrália, a 4 de Abril de 1979. Desde novo revelou aptidões para a representação, interpretando com gosto e emoção o papel de Peter Pan numa peça da escola, papel este que, segundo os pais, interpretou lindamente.
Aos dezasseis anos decidiu ir com um amigo para Sydney, a fim de consolidar a sua formação como actor. Aos vinte anos, quando a sua carreira começou a ser lançada em Hollywood, rapidamente foi apelidado de "menino bonito" e as pessoas viam-no como um actor bem aparente mas de pouca profundidade. Heath, ciente do seu talento fez de tudo para mudar essa perspectiva que as pessoas tinham sobre si.
Em 1999, co-protagonizou o filme 10 things I hate about you, uma comédia adolescente, no ano seguinte fez de filho do personagem de Mel Gibson em O Patriota e em 2001 foi Sir William Thatcher em A Knight's Tale. Mas foi em Brokeback Mountain que Heath teve o seu grande destaque, ao interpretar Ennis del Mar, um cowboy gay que se apaixona pelo companheiro de trabalho, também ele gay. Por este papel mereceu uma nomeação ao Oscar de Melhor Actor. Na sequela de Batman, The Dark Knight, a sua interpretação arrepiante do arqui-inimigo do homem-morcego, Joker, valeu-lhe nova nomeação ao Oscar de Melhor Actor Secundário.
Aos 28 anos, a 23 de Janeiro de 2008, foi encontrado inconsciente no seu apartamento de Nova Iorque e foi dado como morto após reanimação sem sucesso. A autópsia revelou uma overdose acidental de medicamentos. O seu corpo foi levado para a Austrália, onde foi cremado numa cerimónia particular e as suas cinzas foram espalhadas pela sua família e amigos nas sua praia favorita.

Fontes: IMDB Wikipédia Filmreference


Na minha opinião, Heath Ledger revelou ser um grande actor e, se nãotivesse morrido, a sua carreira poderia ser grandiosa, facto este que poderá ser comprovado da cerimónia de entrega dos Oscares, caso seja ele o Melhor Actor Secundário.

Sem comentários: