terça-feira, 25 de agosto de 2009

Maracujá

Estando de férias nos Açores estou em contacto com a micro produção de agricultura biológica que o meu pai tem numa pequena parcela de terreno no nosso jardim. Este ano o destaque foi para os maracujás, em que sete pezinhos da planta deram centenas de frutos (aliás, como mostra a foto, com o fruto ainda verde). E que fazer com tanto maracujá!? Muitos deles foram abertos, retirada a polpa e guardada em sacos no congelador, para uso posterior sem se estragarem os frutos. Outros foram simplesmente comidos à colherada, ou em saladas de fruta ou serviram ainda para fazer diversos doces. Na noite de hoje foi feito um gelado de maracujá muito bom, pelas mãos da minha querida mãe.



GELADO DE MARACUJÁ

Ingredientes (para aproximadamente 3L)

- 1L+200mL de natas para bater
- 1 lata de leite condensado
- 1 saqueta de sumo de maracujá em pó
- 1 saqueta de gelatina neutra em pó
- 4 ovos
- 20 maracujás


Preparação

Coloque o litro de natas numa taça e junte o sumo de maracujá em pó e o leite condensado e bata com a batedeira. Entretanto, separe as gemas das claras dos ovos e coloque num tacho os 200ml de natas juntamente com as gemas e a gelatina neutra em pó. Leve o tacho ao lume durante cerca de 5 minutos para cozer as gemas. De seguida, verta o conteúdo do tacho para a taça com o restante preparado e volte a mexer com a batedeira. Bata as claras em castelo e junte ao preparado de natas. Retirar toda a polpa dos maracujás e adicionar ao gelado. Colocar no congelador e esperar umas horas, até solidificar.


Bon Appétit!

Dicas:
1. Dado o elevado preço do maracujá, pode utilizar menos quantidade do fruto, mas o objectivo da receita era utilizar o máximo de frutos que se conseguisse.
2. Se achar a receita pouco doce, utilize 2 latas de leite condensado ou então junte um pouco de açúcar às claras.
3. Os maracujás podem ser substituídos por polpa de maracujá, que já se vende congelada nos supermercados.
4. Pode fazer esta receita com outro sabor, apenas substituíndo o sabor do sumo em pó e a polpa do fruto.




Sabia Que?
Há uma explicação lógica para o maracujá ser conhecido como Passion Fruit?
A flor de maracujá era utilizada pelos missionários portugueses e espanhóis para explicar a Paixão de Cristo, acabando por ficar conhecida como a fruta da Paixão. Isto porque a forma da flor faz lembrar a coroa de espinhos e os três pregos utilizados na crucificação de Jesus Cristo (A Paixão) e as cinco chagas que Cristo sofreu na cruz.

7 comentários:

Anónimo disse...

tb kero um bokadinh d gelado ...pode ser? =)
bjs*

Diana disse...

Oh meu granda caramelo!!!Então e a receita da bavaroise .,p não ias postar isso? :S

Bjs

(p.s:já tiravas a verificação de palavras :P)

Anónimo disse...

É bom saber... não fazia ideia.lol

Abraço

N M Alves disse...

Katia - podes sim ter um pouco de gelado...mas não é deste que se fez! lol Experimenta reproduzir esta receita em tua casa e se preferires podes cortar nas quantidades.

Diana - oh minha caramela! foi feito gelado de maracujá, e não a bavaroise, por isso postei sobre o gelado. Mas fica descansada que qualquer dia publico a receita da bavaroise ;)

ParanoiasNMF - gosto sempre de cultivar as pessoas através da informação que coloco no blog. Alias, a secção Sabia Que? foi criada com esse proposito. Ainda bem que há sempre alguém que aprende :)

Anónimo disse...

PS:

Relativamente ao gelado, acho que não ia gostar.
Porquê? Porque só gosto de maracujá (o fruto propriamente dito)... sumos, e derivados, quase que me vomito com a acidez. =S

É estranho, mas é a realidade. lol

Abraço

N M Alves disse...

ParanoiasNFM - mas olha que este gelado é muito bom, vsle mesmo s pena! Não sabe a sumo nem a nada de artificial, sabe mesmo a maracujá. Pede a tua mãe para experimentar ;)

Anónimo disse...

Boa sugestão ;)
Vou ver então se experimento :)