quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Sabores - Medalhões de Pescada c/ Presunto

De vez em quando apetece-me experimentar receitas que encontro na net, ou mesmo receitas que eu próprio invento. Hoje para o jantar decidi inventar!


MEDALHÕES DE PESCADA COM PRESUNTO

Ingredientes (4 pessoas)

- 4 medalhões de pescada
- 4 fatias de presunto
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 frasco pequeno de polpa de tomate
- 1 cálice de vinho do Porto branco
- sumo de 1/2 limão
- azeite
- óleo
- farinha
- sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação

Comece por preparar um refogado de tomate:
Pique a cebola e corte o alho em lâminas. Junte um pouco de azeite e deixe alourar. Depois, junte a polpa de tomate e o cálice do vinho do Porto. Deixe levantar fervura e depois reserve.
Tempere o peixe com sal, pimenta e o sumo de limão e deixe tomar gosto enquanto aquece um pouco de óleo numa frigideira. Quando este estiver quente, passe o peixe em farinha e frite-os durante cerca de 2min de cada lado. Enrole uma fatia de presunto em cada medalhão e coloque num recipiente de levar ao forno (usei uma travessa de barro). Regue com o refogado de tomate e leve ao forno durante cerca de 30min.


O acompanhamento fica ao critério de cada um, mas como cá em casa se anda a comer poucos vegetais decidi experimentar uma novidade: couve-flor gratinada, cuja receita irei postar em momento mais oportuno.

Bon Appétit!

3 comentários:

Cristina Sofia Oliveira disse...

Olá Nuno,
Ainda vou experimentar esta receita! Parece-me bem saborosa.

Sabes que eu também adoro cozinhar e inventar receitas, mas no meu caso é mais doces... e se não sabias ficaste a saber... ;-) LOL

Está muito porreiro o blog. Continua!
Beijinhos

Cor de Chá disse...

Só faltam mesmo umas fotos a ilustrar o petisco :D

N M Alves disse...

Pois é, faltam as fotos... Mas no dia que fiz o 'petisco', como o chamas, não tinha a máquina fotográfica. Fica aqui prometido que no dia que repetir a proeza tiro uma foto toda profissional para postar aqui, da mesma forma que também quero postar uma foto do acompanhamento.