domingo, 23 de novembro de 2008

Sabores - Couve-flor gratinada

Como tinha prometido, aqui está a minha versão de couve-flor gratinada, que é para não me esquecer...


COUVE-FLOR GRATINADA

Ingredientes (4 pessoas)

- 1 couve-flor grande
- 500ml de molho béchamel
- pão ralado q.b.


Preparação

Tire as folhas verdes da couve, lave em água abundante e escorra. Coloque a couve inteira a cozer, mas não deixe ficar mole. Escorra bem e parta em pedacinhos pequenos, colocando-os num recipiente de ir ao forno. Cubra com o molho béchamel, polvilhe com pão ralado (se preferir utilize queijo ralado).

Como podem ver é uma receita bastante simples e económica!

O molho béchamel pode ser daquele comprado, mas eu prefiro utilizar um feito em casa, seguindo uma receita que a ‘Flor-Da-Minha-Vida’ me ensinou.

MOLHO BÉCHAMEL

As quantidades dependem do volume final pretendido, mas os ingredientes são: manteiga, farinha de trigo, leite, sal, pimenta e noz moscada.
Convém que a quantidade de farinha seja sempre um pouco menos que a de manteiga, para não formar grumos. Começa-se por derreter a manteigae depois junta-se a farinha. Em seguida, vai-se adicionando leite aos poucos até a massa se tornar mais líquida (atenção para não ficar líquido demais! Deverá apresentar uma certa viscosidade). Finalmente é só temperar a gosto com sal, pimenta e noz moscada.


Bon Appétit!

Sem comentários: