A questão era a seguinte:
António Manuel, grande empresário de hotelaria no Algarve onde vive, casou-se apenas com 22 anos quando ainda era recepcionista de um hotel do pai. Desse casamento com Daniela nasceu Rudolfo, o seu primeiro filho. António Manuel tinha 25 anos quanto foi pai pela primeira vez. Mais tarde, divorciou-se de Daniela porque se tinha apaixonado por Cláudia, com que está actualmente casado e de que já tem uma filhota, a Catarina.
Certa vez, quanto António Manuel pretendia contratar um gestor para um dos hotéis da sua cadeia, colocou a seguinte questão aos candidatos:
Eu tenho dois filhos. Hoje a minha idade é o dobro da soma das idades dos meus filhos. Daqui a dez anos, a soma das idades de meus filhos será igual à minha idade actual. Se eu lhe disser que fui pai pela primeira vez aos vinte e cinco anos, sabe-me dizer que idade tenho?
Solução:
Considerem-se as seguintes simbologias:
X – idade actual de António Manuel
Y – idade actual de Rudolfo
Z – idade actual de Catarina
Se António Manuel diz que hoje a sua idade é o dobro da soma das idades de seus filhos então, simbolicamente, está a dizer que X=2*(Y+Z).
Quando ele afirma que daqui a dez anos a sua idade será apenas igual à soma das idades dos filhos, está a dizer que X=(Y+10)+(Z+10).
Se António Manuel foi pai pela primeira vez aos 25 anos e se agora tem X anos, então a idade do seu filho Rudolfo (o mais velho) traduz-se por Y=X-25.
Temos então três expressões matemáticas que representam as três frases essenciais desta história:
X=2*(Y+Z)
X=Y+Z+20
Y=X-25
Se substituirmos Y nas expressões 1 e 2 obtém-se
X=2*[(X-25)+Z]
X=(X-25)+Z+20
Trabalhando a primeira expressão,
X=2X-50+2Z
50-2Z=2X-X
X=50-2Z
Que pode ser substituída na segunda expressão,
X=X+Z-5
50-2Z=50-2Z+Z-5
0=Z-5
Z=5
Sendo Z a idade actual da Catarina, esta tem 5 anos.
X=50-2Z=50-2*5=50-10=40
António Manuel tem 40 anos.
Y=X-25=40-25=15
Rudolfo tem 15 anos.
1 comentário:
Era mesmo para ninguém responder!!
;-P LOL
Isto é muita equação... pelo menos para mim! EhEh...
Enviar um comentário