domingo, 21 de dezembro de 2008

Sabia Que?

Os cães têm o nariz molhado para poderem cheirar melhor?

Uma das mais misteriosas dúvidas do Universo foi finalmente desfeita: os cães têm os narizes húmidos para poderem captar cheiros de forma mais eficaz. A revelação foi publicada pela revista New Scientist com base no estudo de uma equipa de invertigação da Universidade da Pensilvânia. Segundo os cientistas, o nariz canino molhado absorve mais moléculas do odor e é capaz de as distinguir melhor.

in Revista SÁBADO nº 240, de 4 a 10 de Dezembro de 2008

Para saber mais sobre o assunto pode consultar este artigo


Já agora, o nariz do cão é também a sua parte do corpo mais fria. Isto porque, tal como os humanos controlam a temperatura corporal através da pele, os cães fazem-no pelo nariz. (Esta informação foi encontrada aqui.)

1 comentário:

Anónimo disse...

Soube disto precisamente por ler este artigo da Revista SÁBADO... e julgo já ter visto algo na TV a respeito disto. Penso que o nariz dos ursos também é assim.

"Deixei" de ler a Revista NG Portugal... mas agora, sempre que posso leio a Sábado. Gosto bastante.

Outra que gostava de ter era a Super Interessante (desde o nosso 10º ano em que a nossa fantástica professora de Filosofia levou uma para a nossa aula)... só que é cara. Nós, insulares, somos sempre os "pobres-de-cristo" e levamos sempre com estas injustiças.

Abraço.