terça-feira, 10 de março de 2009

Sabia Que?

Existem certos ditados populares que já se espalharam por todos, mas que não são totalmente correctos?

Pois é, mandaram-me um mail com os ditos populares que já não são o que eram originalmente. Se calhar por isso existem ditados que nós não entedemos totalmente o seu significado ou que simplesmente, da forma como são ditos, não fazem nenhum sentido.
Aqui vos apresento alguns exemplos:

Diz-se que "Esse rapaz não pára quieto! Parece que tem bicho carpinteiro!" quando o correcto é "Esse rapaz não pára quieto! parece que tem bicho no corpo inteiro!". Por ter bicho (lêndeas, piolhos, etc... coça-se e por isso, não pára quieto. Se calhar já faz mais sentido...

Diz-se que "Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão." quando o correcto é "Batatinha quando nasce, espalha rama pelo chão".

Diz-se que "Quem tem boca vai a Roma." quando o correcto é "Quem tem boca vaia Roma". Sim...do verbo vaiar, dizer mal.

Diz-se que "Quem não tem cão caça com gato." quando o correcto é "Quem não tem cão como gato". O gato caça sozinho, logo quem não tem cão vai sozinho à caça (caça COMO gato).

Espero ter contribuído para o aumento da vossa cultura ;)

3 comentários:

Anónimo disse...

Ai c'um caraças!

Nunca pensei. LOL

Não sabia, pura e simplesmente.
Só não conhecia o terceiro ditado, mas os outros, nunca pensei que fosse o "português-mal-dizido" que fizesse com grande parte das pessoas os dissessem de outra forma, sem qualquer sentido.


Abraço =)

N M Alves disse...

Já viste as coisas que se aprende!?
LOL
Abraço!

Anónimo disse...

Yep. LOL
:P

Abraço