quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Onde está o Ouro?

Um bando de piratas saqueou um navio da armada britânica, roubando-lhes três baús que o barco levava da Índia para a Inglaterra. Estas arcas estavam cheias de ouro, mas os piratas apenas gastaram o ouro que estava em duas delas. Antes de voltarem para o mar esconderam o baú ainda com ouro, mas como estes piratas são espertos, decidiram colocar um gás letal nos baús vazios, que se propaga mal estes são abertos e mata em segundos quem os abriu, e guardaram-nos todos juntos. Para que não se esquecessem de qual o baú correcto a abrir, deixaram uma indicação em cada baú, mas apenas uma delas é verdadeira:
Será que tu conseguirias abrir o baú certo e tirar o ouro aos piratas antes de eles regressarem à gruta onde esconderam os baús?

2 comentários:

Diana disse...

O ouro está no baú do meio. Agora a explicação dá tu que isso dá muito trabalho :P
Bjs

N M Alves disse...

LOL
está no do meio (bau nº1) sim senhora, mas era giro tu colocares aqui o raciocínio.
Mas já que não puseste, ponho eu:
Supondo que está no baú nº 2: então a afirmação desse baú é falsa, a do baú nº3 verdadeira, mas a do baú nº 1 também. Como só uma pode ser verdade, então não está no baú nº2.
Agora supondo que está no 3: a frase desse baú é falsa, mas as frases dos outros baús são verdadeiras, logo não pode estar no baú 3 ,pois implica duas verdades.
Por exclusão de partes, está no baú nº1, e aqui está a confirmação: estando no 1, a afirmação desse é falsa, assim como a do 3. A do 2 é verdadeira, logo temos duas mentiras e uma verdade!